Hora de dormir: Saiba qual o tempo de sono por idade

Hora de dormir: Saiba qual o tempo de sono por idade

Para cada idade há um determinado período correto para a criança dormir, abaixo montamos uma tabela para você acompanhar qual o tempo de sono certo para seu bebê.

Idade Sono dia Sono noturno Total de horas sono
1 semana 8 horas 8h15 16h15
1 mês 7 horas 8h30 15h30
3 meses 5 horas 10 horas 15 horas
6 meses 4h15 11 horas 15h15
9 meses 3 – 4 horas 11 horas 15 horas
12 meses 3 – 4 horas 11h15 15 horas
18 meses 2h15 11h15 13h30
2 anos 2 horas 11 horas 13 horas
3 anos 1h30 10h30 12 horas
4 anos 1 hora 11 horas 12 horas

Principalmente para as mamães de primeira viagem, talvez o período que possa surgir mais dúvidas referente ao sono é quando seu filho ainda é um recém-nascido, veja algumas dicas para ele ter noites tranquilas:

– Mantenha o bebé calmo e tranquilo enquanto o alimenta ou muda a fralda antes de o deitar e durante a noite: não o estimule ou acorde demasiado; mantenha ligada apenas uma luz de presença e evite fazer ruídos;

– Brinque e mantenha o bebé ativo durante o dia. Ao conversar e brincar com o seu filho durante o dia prolonga o tempo em que está acordado o que ajuda a dormir por períodos mais longos durante a noite;

– Deite o seu bebé na cama quando está sonolento mas ainda acordado. Este hábito ajuda o bebé a aprender a adormecer sozinho e na sua própria cama. Embalar o bebé ao colo até que adormeça pode dificultar a que aprenda a adormecer sozinho quando o deita e quando acorda durante a noite. O bebé precisará de companhia para voltar a adormecer já que não está habituado a fazê-lo sozinho.

– Aguarde alguns minutos antes de ir ao encontro do seu filho caso chore durante a noite. Espere e fique atenta para perceber se consegue voltar a adormecer sozinho. Se continuar a chorar, vá ao quarto para se certificar que está bem, mas não acenda a luz, não brinque, não fale ou pegue ao colo. Se o bebé ficar desesperado ou se mostrar incapaz de se acalmar sozinho, considere que poderá estar a sentir algum incómodo. Pode estar com fome, sujo ou molhado, febril ou mostrar qualquer outro sintoma de que não se está a sentir bem.

 

Participe com a sua Opinião